Carisma

Um Carisma é levantado por Deus para atender as necessidades e apelos da Igreja ou de um povo. O Carisma é a razão de ser de uma Comunidade, Nele, a Comunidade se torna parcela específica na missão da Igreja, desempenhando um trabalho próprio revelado a Ela, pois cada Carisma é único e exclusivo, é como uma impressão digital, o Carisma é próprio e doado do alto para a Comunidade. Um Carisma não é melhor nem pior do que outro, maior ou menor, mas, específico no interior da Comunidade que o tem.
 
O Carisma da Comunidade Filhos de João Batista é: "Ser profeta e testemunhar com radicalidade o evangelho, a exemplo de nosso Pai João Batista."
 
Seguimos o Tripé do Carisma:
 
  •  Anúncio Profético da Palavra: Através de missões, encontros, pregações, grupos de oração, palestras empresariais, palestras em escolas e universidades, atendimento de cura interior e libertação, aconselhamentos, visitas domiciliares e hospitalares. Também através de todos os meios de comunicação e dos produtos religiosos de evangelização próprios da Comunidade. “A iniciativa dos Leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de incentivar meios para impregnar as realidades com as exigências da doutrina Cristã.” (CIC § 899)
  • Testemunho de Vida: Ser Cristão autêntico, através do Carisma da Comunidade, dos dons e do ministério pessoal de cada um, a exemplo dos Pais Espirituais da Comunidade. “Os institutos seculares, com seu testemunho, visa organizar as coisas temporais de acordo com Deus, e impregnar o mundo com a força do evangelho. Eles assumem por vínculos sagrados e os conselhos evangélicos e mantém entre si a comunhão e a fraternidade, no seu modo de vida secular.” (Cânon 713)
  • A Fé expressa em Obras de Acolhimento: A Comunidade possui uma Associação, totalmente documentada e com títulos e certificados nas esferas Municipal, Estadual e Federal, que oferece atividades a Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos, Dependentes Químicos e Famílias Carentes, todos com diversas atividades individuais e coletivas. “Ao profeta, instituído pelo batismo, cabe inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina da fé.” (CIC § 899)