Mensagens da Comunidade

''Tudo é possível ao que Crê.'' (Mt 9,23)

Existem muitas pessoas que apenas crêem, mas ainda não tem fé. A pessoa acredita, mas vive excluindo de viver os resultados que a Palavra de Deus pode proporcionar em sua vida.

Aquele que crê em algo tem a convicção que aquilo é verdadeiro, qualquer um pode crer em qualquer coisa, ou seja, acreditar.

Fé é acreditar naquilo que não se pode ver, (cf. Hb 11,1), é algo invisível, nós temos fé em algo que não se vê, não se apalpa. A fé procura compreender: é característico da fé o crente desejar conhecer melhor Aquele em quem pôs sua fé e compreender melhor o que Ele revelou; um conhecimento mais penetrante despertará por sua vez uma fé maior, cada vez mais ardente de amor. A graça da fé abre “os olhos do coração” (CIC § 158). Exemplo disso é quando alguém fala de Deus para você, lê uma passagem bíblica, pode até crer naquela palavra, acreditar que ela seja verdadeira, mas você tem fé que aquela palavra vai mudar algo em sua vida?

A fé é um sentimento que advém do coração, é um dom do Divino Espírito Santo, é a certeza que algo de bom vai acontecer. Ela é, portanto, uma verdade inabalável e imutável para quem a adquire de forma plena.

São Paulo em sua carta aos Romanos (10, 17) nos diz que: “... a fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus”, se uma pessoa não ouvir a Palavra de Deus, fica impedida de conhecer melhor o seu poder. Isso é um processo, primeiro ouvir, segundo crer e terceiro receber de Deus uma medida de fé. Portanto, para receber o dom da fé, primeiro ouvimos a Palavra de Deus e em seguida temos que crer naquilo que ouvimos então, Deus nos dá uma medida de fé na proporção que cremos. O crer e o acreditar dependem de nós, mas a fé é dada por Deus na medida em que confiamos.

Deus é tão maravilhoso que se manifesta no poder deste dom, na vida de quem acredita, até o limite máximo, o milagre é uma resposta de um Pai que se inclina para nos ouvir. Segundo Santo Agostinho “O homem fiel é aquele que crê no Deus que promete; o Deus fiel é aquele que concede o que prometeu ao homem.”

Segundo a narrativa de São Marcos, o pai de um menino epilético, depois de não obter sucesso na cura de seu filho com os discípulos, recorre a Jesus dizendo: “Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!”, dizendo assim, ele acredita e sua fé alcança o milagre, sendo o seu filho liberto, através das palavras de Jesus: “Tudo é possível ao que crê.”

Outro exemplo de milagre na vida de quem acreditou, foi a mulher Cananéia, (Cf. Mt 15,21-28) ela estava aflita e desesperada devido à enfermidade de sua filha e desejava ardentemente que fosse liberta deste mal. Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Às vezes nas dificuldades, não conseguimos escutar a voz de Deus, e parece que Ele nos abandonou e está muito distante de nós, de nossos problemas. Mas, na verdade nos permite que aconteçam para crescermos e sermos melhores como pessoas, pois aprendemos muitas lições diante dos desafios que passamos na vida: a confiar em Deus, a buscá-lo e nos entregar por completo. Esta mulher não se intimidou diante da aparente indiferença de Jesus, pois ela sabia que através Dele ela obteria o milagre de que tanto precisava, e foi o que aconteceu perante a grandeza de sua fé.

Portanto o Senhor pode mudar a nossa vida, mas essa mudança pressupõe de nossa confiança ao nos abandonarmos n’ Ele, na nossa crença, e acima de tudo na nossa fé, para que possamos alcançar aquilo que pedirmos.

 

Polyana Scacchetti

Missionária Com. Filhos de João Batista

Voltar