Vocacional - Procedimentos

"Somos chamados por Deus a sermos profetas. O servidor, o "menor de todos", seguindo o exemplo de Jesus e de Maria, morrendo para si, renunciando-se para gerar vida, como o Filho do Homem, que deu a Sua vida em resgate de todos". (Artigo 45 - Regra de Vida)

 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que não se entra para uma comunidade de uma hora para outra. Para fazer parte de uma comunidade, além de um chamado, é necessário um tempo de conhecimento de ambas as partes. Por isso, o primeiro passo é conhecer melhor a Comunidade Filhos de João Batista e também deixar-se ser conhecido por ela.

Todo o nosso discernimento Vocacional é realizado à distância (e-mails, cartas, etc.), visto não termos casas de Missão fora da cidade sede da nossa Comunidade.

Conforme discernimento da Assessoria Vocacional, o caminho vocacional para ingresso na Comunidade se dá com as seguintes etapas:

  1. Os (As) candidatos (as) deverão ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos. Para candidatos (as) com idade inferior a 18 anos, analisaremos o caso para possível acompanhamento mais prolongado mediante aprovação e consentimento da família e do Conselho da Comunidade. Para os casos acima dos 30 anos, analisaremos a história do (a) candidato (a), a predisposição e facilidade de adequação ao processo, sob análise do Conselho da Comunidade para que haja exceção do ingresso do (a) mesmo (a).
  2. Aceitaremos candidatos (as) solteiros (as), que queiram fazer um discernimento para o Carisma Filhos de João Batista, sob a condição de membro de Vida ou Aliança, na vocação ao celibato ou matrimonial.
  3. O (A) Candidato (a) solteiro (a) que estiver sem namorar no ato da solicitação no ingresso ao processo, pedimos que aproveitando esta condição de liberdade afetiva, que não inicie nenhum relacionamento sem antes discernir com a equipe de formação, visto que no processo de discernimento e escolha de vida, estar sozinho facilita o entendimento e a escuta. OBS: Namoros iniciados na desobediência, neste período de escuta, levarão o (a) candidato (a) ao abandono do processo.
  4. Os (as) que já estiverem namorando durante o desejo do processo vocacional, a equipe saberá acompanhar estes casos, orientando e ajudando a discernir a vontade de Deus para a vida dos dois.
  5. Para solteiros que possuam filhos (as), a Comunidade fará o acompanhamento somente para o vínculo de Aliança com a Comunidade, seguindo uma orientação pastoral da Igreja que pessoas que possuem filhos (as) precisam assumir em primeiro lugar suas responsabilidades familiares, principalmente porque estes filhos são menores de idade.
  6. Para casais, a Comunidade aceitará impreterivelmente casais casados no religioso, para um acompanhamento ao vínculo de Aliança ou possivelmente sob análise e discernimento ao vínculo de Vida, levando em consideração o chamado dos dois, a questão dos filhos, a aprovação do conselho da Comunidade e suas estruturas. 
  7. Para os casais que não são casados no religioso, a Comunidade acolhe com muito carinho e amor, reconhecendo que Deus tem um chamado também para eles, mas por uma questão pastoral, a Comunidade fará um acompanhamento específico para que possam regularizar sua situação, seja no religioso ou na condição de segunda união para depois dar andamento no processo vocacional. Os casados no religioso poderão caminhar para o vínculo de Aliança ou Vida e os de segunda união somente para o vínculo de Aliança.
  8. Para casais que apenas um dos cônjuges se sentir chamado ao vínculo com o Carisma Filhos de João Batista, a Comunidade aceitará o ingresso do (a) candidato (a) no processo desde que o seu cônjuge aceite e dê uma aprovação por escrito autorizando o ingresso no processo vocacional. Neste caso, o (a) candidato (a) solicitará a Comunidade o termo para que o cônjuge assine e aproveita para deixar bem claro que nestes casos o (a) candidato (a) só poderá ter vínculos de Aliança com a Comunidade, obedecendo a vocação primeira que é o matrimônio neste caso onde o chamado não é dos dois.
  • Acompanhamento e formações mensais: esse processo pode durar de 01 a 02 anos ou mais. O vocacionado  é acompanhado mensalmente por um missionário da Comunidade de Vida, e durante esse passo o candidato precisa participar dos encontros vocacionais ou outros encontros realizados pela Comunidade, sempre que solicitado pela equipe vocacional.
  • Experiência de no mínimo 30 dias em uma de nossas casas comunitárias;

Após este período de conhecimento entre Comunidade e candidato, e após aprovação da Equipe Vocacional e do Conselho Geral da Comunidade, o candidato é admitido a um período de averiguação dentro da Comunidade, sendo:

  • 1ª Fase como Pré-Discípulo: duração mínima de 6 meses à 1 ano.
  • 2ª Fase como Discípulo: duração mínima de 6 meses à 1 ano.

Após este período e com o consentimento da Equipe Vocacional e do Conselho Geral da Comunidade, o candidato então professa os votos publicamente e recebe as insígnias da Comunidade.

Somos uma das muitas Comunidades existentes hoje pelo Brasil e pelo mundo. Vivemos juntos, homens e mulheres em sadia convivência, nos vários estados de vida: solteiros(as), celibatários(as), casados, todos com a missão de evangelizar. Se aqui for o seu lugar, não hesite em se aproximar para, juntos, fazermos esta linda descoberta!

Caso tenha interesse em iniciar este processo de discernimento conosco, envie um e-mail para vocacional@filhosdejoaobatista.com.br ou envie sua carta para:

Comunidade Filhos de João Batista - Rua: Fortuna de Minas, 478 - Bairro: Santa Rosa - Sete Lagoas/MG - CEP: 35701-253

Esperamos seu contato; Venha ser um Filho de João Batista!