“Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”. (Papa Francisco)
A palavra vocação vem do verbo latim “vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para algo específico.
Todos nós temos por vocação o chamado à santidade, no entanto, cada um deve procurar alcançar a santidade de um modo específico e no local que Deus escolheu. A nossa Vocação é revelada através do Espírito Santo através da oração, do jejum, da leitura da Palavra e, principalmente, da aproximação dos sacramentos da Eucaristia e da Crisma. A pessoa chamada a uma determinada vocação se sente impelida, atraída para aquilo a que é chamada.
Toda vocação é uma iniciativa de Deus para com o homem; é Deus quem chama e convoca para uma missão e vocação específica. Cabe ao homem aceitar o chamado e buscar corresponder. Para isso, é necessário o processo de discernimento vocacional.
É importante dizer que a vocação tem sempre essa dimensão da “alteridade”, é sempre “alter”, isto é, é sempre voltada para o outro. É um serviço, uma doação.
Para seguir neste caminho muitas vezes é preciso ir contra a corrente, enfrentando obstáculos, dificuldades que poderiam criar desânimo, mas, a verdadeira alegria da vocação está em crer e experimentar que Deus é fiel, com Ele podemos caminhar sendo discípulos e testemunhas do amor de Deus!
Toda vocação exige uma saída de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho. É preciso superar os próprios pensamentos e modos de agir que não estejam em conformidade com a vontade de Deus. “Não devemos ter medo, Deus nunca nos abandona”; como ocorria com os profetas é preciso enfrentar toda espécie de dor e sofrimento pela vocação e pela missão, e cada um deve seguir o impulso da sua vocação, por mais dura e complexa que seja. A vida não é feita somente de momentos leves há também os momentos mais pesados, mais dolorosos, e da dor se podem extrair lições que acabam fortalecendo mais a nossa fé, seja fiel ao que Deus lhe pede, com certeza, Ele também será fiel!
"Há um povo a nossa espera, que precisa do nosso SIM." (Moisés Rocha)